CentroTV

Caminho Português Interior de Santiago já está certificado pelo Governo

Viseu integra este itinerário, num troço de cerca de 40 quilómetros, a par de outros sete municípios. A sinalética, a limpeza e os albergues de peregrinos são apostas do Município de Viseu para a valorização deste traçado

“Cerca de 214 quilómetros de extensão compõem o Caminho Português Interior de Santiago, o qual acabou de receber a certificação de itinerário do Caminho de Santiago, através de uma portaria assinada pelo Governo, nas áreas do Turismo e do Património Cultural, no passado dia 19 de outubro”, realça o Município de Viseu..

Esta certificação resulta de uma “candidatura liderada pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, num trabalho conjunto com os vários Municípios que atravessam esta rota – e nos quais se inclui Viseu – e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)”.

Esta cooperação entre entidades “ganhou forma num dossiê de certificação, que reúne vários estudos e pesquisas alusivas ao património material e imaterial, cultural e natural, deste traçado, que se encontra agora devidamente descrito e reconhecido, e o qual permitirá pôr em prática um plano concertado para a valorização, preservação e salvaguarda do mesmo”.

O Município de Viseu esteve, “desde o primeiro momento, envolvido neste processo de certificação, reconhecendo a mais-valia deste passo na valorização do território, da sua identidade e património, quando este é um caminho que é utilizado por milhares de peregrinos e caminhantes. Foi também em linha com este propósito que candidatou, a par dos restantes Municípios, vários projetos de qualificação do troço concelhio, através do programa “Valorizar”, nas linhas de Apoio à Valorização Turística do Interior e ao Turismo Acessível. Ganham destaque, entre eles, a melhoria da limpeza e sinalética do troço que atravessa o concelho, assim como o investimento na qualificação dos Albergues de Peregrinos”, sublinha.  

No concelho de Viseu, o Caminho Português Interior de Santiago atravessa cerca de 40 quilómetros do território, maioritariamente em zonas rurais, mas também com passagens pelo núcleo urbano. Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, São Cipriano e Vil de Souto, Repeses e São Salvador, Viseu, Abraveses, Campo, Lordosa e Calde são as Freguesias abrangidas.

Ao longo deste itinerário concelhio, “destaca-se a riqueza das paisagens florestais e agrícolas, das zonas ribeirinhas, assim como de um conjunto emblemático de exemplares do património histórico, arqueológico e cultural, dos quais são exemplos Alminhas, Capelas, Igrejas, Estradas e Vias Romanas, entre outros. É também aqui de referir a diversidade do património que constitui o Centro Histórico de Viseu”.

O Caminho Português Interior de Santiago – que atravessa os Municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves – é o segundo a receber certificação, tendo o primeiro sido o Caminho Português Central – Alentejo e Ribatejo. O objetivo deste processo, que teve início em 2019, é certificar os vários trajetos que compõem o Caminho de Santiago, de norte a sul do país.