A campanha de sensibilização “Na estrada seja responsável. Deixe as surpresas para os momentos certos”da responsabilidade da “Bênção dos Capacetes”, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Câmara de Ourém, decorreu durante todo o mês de novembro, com o objetivo de contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária relativa aos motociclistas.
“Durante o período da campanha foi divulgado um vídeo de sensibilização que contou com a participação da cantora Rita Guerra e de impactantes testemunhos de familiares de motociclistas que morreram nas estradas portuguesas”, adiantam os organizadores.
Com a colaboração de todas as entidades envolvidas, esta campanha teve um valor monetário de zero euros.
No período da campanha verificaram-se 8.963 acidentes, decorrentes dos quais se registaram 30 vítimas mortais, 177 feridos graves e 3.375 feridos leves. Nestes números, inclui-se o universo dos motociclistas com 764 acidentes, 35 feridos graves, 578 feridos leves e, de lamentar, a morte de 8 motociclistas.
Em novembro de 2019, havia sido registado um total de 43 vítimas mortais, incluindo 13 motociclistas. verifica-se, assim, em novembro de 2020, uma redução de 13 vítimas mortais, tendo falecido menos 5 motociclistas face ao período homologo de 2019.
No entanto, apesar do objetivo desta campanha ter sido a redução da sinistralidade rodoviária relativa aos motociclistas, não podemos ficar satisfeitos enquanto se verificarem vítimas nas estradas portuguesas.