CentroTV

Campanha contra a violência doméstica

O Município de Vila Nova de Poiares, no âmbito do projeto de parceria “6 em rede” assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a colocação no jardim municipal de um conjunto de placas com frases reais de vítimas identificadas por denúncia.

Ao todo são 20 placas, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, “pretendem alertar e sensibilizar a população para a importância crescente deste tipo de violência e combater a tendência para esconder ou desculpar comportamentos agressivos e/ou violentos”.

O mesmo responsável sublinhou a relevância deste projeto que surge da parceria criada pela Rede Intermunicipal de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, designada “6 em rede” e que é constituída pelos municípios de Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Pampilhosa da Serra e Penacova, realçando “a preocupação destes municípios com um problema que não se restringe aos limites territoriais de um concelho e que, por isso, exige medidas intermunicipais e articulação entre os diversos parceiros e agentes de proteção e apoio às vítimas”, afirmou.

“Este projeto pretende desenvolver um modelo de trabalho em rede, itinerante e flexível perspetivando um acompanhamento de proximidade com as comunidades”, salienta.

“Só desta forma conseguimos proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica por forma a lhes conferir respostas personalizadas, multidisciplinares e especializadas”, acrescentou.

A campanha teve início, de forma simbólica, na altura em que se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e irá permanecer no Jardim Municipal até 27 de Novembro, como forma de sensibilizar e alertar para a importância desta problemática.