CentroTV

Campanha de Outono do Mercado de Viseu

Arranca hoje, a campanha de Outono no Mercado Municipal de Viseu.

A iniciativa visa valorizar o espaço comercial e os produtos autênticos e tradicionais que os seus lojistas têm para oferecer.

Por estes dias, a Escola Profissional Mariana Seixas, com os seus alunos e professores, associa-se a esta realização com um conjunto de atividades alusivas ao tema.

A campanha, que toma por mote “O melhor do Outono, na origem”, privilegia os produtos endógenos e da época, como as castanhas, os cogumelos, as abóboras e os frutos secos, mas também uma seleção de frutas, legumes, carne e peixe, flores ou têxteis, associando cada um dos produtos a um lojista específico. Na rua, os mupis convidam já a comunidade a uma visita ao Mercado.

Na próxima quinta-feira, pelas 11 horas, haverá um show cooking com míscaros e cogumelos, dinamizado pelos alunos e professores do curso de Restauração e Bar. Na sexta-feira, dia 10 e véspera de São Martinho, será a castanha a protagonista do momento gastronómico, também pelas 11 horas, desta vez com a turma do curso de Cozinha e Pastelaria. Segue-se, pelas 11H30, um magusto aberto a todos os visitantes e lojistas, onde não faltarão as castanhas e ainda alguns doces. A atividade prolongar-se-á pela manhã.

Já no sábado, dia 11, pelas 10 horas, as compras matinais serão acompanhadas de música tradicional, com as vozes do “Cantorias” – Grupo de Cantares da Associação de Vila Chã de Sá, a animar o Mercado Municipal.

A memória de uma ida ao mercado será preservada através de um registo fotográfico aos visitantes, que decorrerá ao longo dos 3 dias da iniciativa, durante o período da manhã.

O celebrar da nova estação traz também à galeria superior do Mercado cerca de dez novos expositores, com uma oferta complementar e diversificada de produtos. Licores, variedades de mel, frutos secos caramelizados, doces, compotas, geleias são algumas das sugestões para rechear a mesa de outono e de São Martinho.

Durante estes três dias, será oferecida uma hora de estacionamento gratuita no Mercado, mediante a apresentação de um talão de compra igual ou superior a 5 euros.

A campanha “O melhor do Outono, na origem” integra as iniciativas municipais de dinamização e valorização do Mercado Municipal de Viseu.