O Município de Vila Nova de Poiares acolheu prova do Campeonato Regional do Centro de Downhill e juntou ao longo de todo o fim-de-semana mais de 40 participantes da modalidade, numa organização em parceria com a Associação BikeAventura.
“Trata-se da primeira prova do género no concelho, trazendo a Vila Nova de Poiares muitos amantes da modalidade, e o balanço foi extremamente positivo, numa demonstração do potencial existente não só em termos de desporto, como do turismo de natureza em geral”, realça a autarquia em comunicado.
Os caminhos e trilhos das encostas poiarenses e a orografia do concelho de uma forma geral são “verdadeiramente propícias à prática deste tipo de desporto, fator destacado pela generalidade dos participantes”.
Para o Município este foi o primeiro grande ‘passo’ nesta modalidade que representa uma aposta do executivo no domínio dos desportos de natureza, que ultimamente têm vindo a ter grande destaque, nomeadamente no trail, mas também outros desportos e atividades ‘outdoor’ que têm trazido “muitos visitantes a Vila Nova de Poiares e que colocam o concelho no mapa do turismo de natureza”.
A prova tinha cerca de 2 quilómetros, com início em Soutelo/Vilar e terminando em Louredo, onde a vertente desportiva esteve em grande destaque, logo com as sessões de treino durante o dia de sábado e manhã de domingo, atingindo o auge nas mangas de qualificação e manga final.
Em disputa estiveram as categorias de promoção, cadete, master40, master30 e Elite, saindo desta última o grande vencedor da prova, Álvaro Matos, do clube BTT Águeda/Blackjack, terminando a prova em 3 minutos, 12 segundos e 663 centésimos.