CentroTV

Candidatos a deputados da CDU deslocaram-se a Oliveira do Hospital

Uma delegação da CDU, onde participaram os candidatos da CDU por Coimbra,  Daniel Nunes  e Laura Tarrafa, esteve de visita, hoje, a Oliveira do Hospital. 

A deslocação iniciou-se na “Feira de mês a contatar a população,  reuniu de seguida com a direcção da  ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital na sede desta Escola e terminou com um contato, no exterior da empresa à hora do intervalo para almoço,  com Trabalhadoras da fábrica de confeções DAVION (S. Paio de Gramaços)”, revela a CDU em nota.

A visita à Feira decorreu com “normalidade no contexto da importância que a CDU atribui aos Mercados Tradicionais para a População, sendo que esta Feira é em recinto municipal.”

Também o contato com as “trabalhadoras da DAVION, embora expedito, permitiu a apresentação das principais propostas da CDU para o mundo do trabalho designadamente o aumento do Salário Mínimo Nacional para os 850 euros / mês”.

Seguiu-se uma visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH). “Oportunidade então para se dialogar sobre a urgente necessidade de novas instalações para esta Escola.  Novas instalações há muito prometidas e nunca concretizadas, havendo inclusivamente um terreno municipal comprado para o efeito, situado em frente ao recinto da feira de Oliveira do Hospital, tal como a CDU tem vindo a defender”, afirma a CDU.

“As recorrentes dificuldades de organização e planeamento do trabalho na Escola em grande parte resultam do espaço exíguo – a rebentar pelas costuras –  que não consegue dar resposta ao efetivo crescimento desta Escola pois limita muito a sua acção e coloca constrangimentos ao seu bom desenvolvimento.  A solução, tal como a CDU defende e para a qual se dispõe a convergir em esforços e vontades, tem que passar pela construção de um novo edifício, e só isso conseguirá consolidar e acolher uma Escola necessária à região, possibilitando o seu crescimento e desenvolvimento mais dignos e dignificantes”, sublinha.

Segundo aquela coligação “as instalações actuais da ESTGOH foram concebidas como uma solução temporária mas a falta de vontade política de sucessivos governos, –  PSD com ou sem CDS  e  PS – tem tornado esta uma “solução” permanente, o que prejudica não só os alunos, trabalhadores e corpo docente, como toda a população de Oliveira do Hospital, sendo esta Escola um elemento dinamizador da própria comunidade local, potenciador do desenvolvimento económico e social da Cidade e mesmo da Região”.

Acrescentando que a “falta de uma residência universitária, que possa dar uma resposta adequada aos estudantes em termos de habitação, deixa-os à mercê da especulação imobiliária e constitui mais um entrave no acesso ou permanência na ESTGOH, que importa ultrapassar”.

Foram debatidas também as “questões da mobilidade e a necessidade de uma rede de transportes adequada, que possa responder aos mais de 500 estudantes que frequentam este estabelecimento de ensino em Oliveira do Hospital”.

A CDU “reafirma o seu compromisso em defesa do Ensino Superior Público, pela construção do novo edifício da ESTGOH nos terrenos destinados ao efeito, pela construção da residência universitária e em defesa da população de Oliveira do Hospital.