CentroTV

Candidatos a deputados do PSD por Coimbra visitaram Oliveira do Hospital e Arganil

O mote da campanha do PSD no distrito de Coimbra de hoje, segunda-feira, foi a Educação, coma caravana dos candidatos a passar pelos Concelhos de Oliveira do Hospital e Arganil.

“A educação é a base de qualquer sociedade, o motor de desenvolvimento de um País e de uma Região. Nos últimos 6 anos em Portugal, porém, a má gestão dos recursos disponíveis, o experimentalismo pedagógico, o abaixamento da exigência e a inexistência de instrumentos de regulação de processos e resultados têm conduzido à descredibilização do ensino público e consequente deterioração do nível de desempenho dos nossos alunos”, adianta o PSD em nota enviada à CentroTV.

Acrescentando que a “pandemia acabou por acentuar as disparidades já existentes, quer entre alunos, quer entre escolas e o plano de recuperação das aprendizagens revelou-se uma trapalhada que irá deixar marcas nas atuais gerações de alunos – especialmente os provenientes de meios sociais mais desfavorecidos – que os acompanharão por muitos anos. Na educação, a exigência, associada a critérios de justiça social e de inclusão, é o melhor elevador social! O ambiente que se vive atualmente em muitas escolas é de desorientação e de desmotivação face à incapacidade do Ministério da Educação, e não admira que, nos últimos anos, Portugal tenha registado uma queda abrupta nos diferentes testes comparativos internacionais”.

O dia dos candidatos do PSD iniciou-se com uma visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, uma “escola desconcentrada do Instituto Politécnico de Coimbra com forte relevância na região da Beira-Serra e que precisa de novas instalações para continuar a desempenhar bem o seu papel na formação superior de jovens (e menos jovens) que, na região, desejam melhorar as suas competências. De seguida, os candidatos observaram a atividade intensa da EPTOLIVA, uma escola profissional que resulta de uma parceria entre os municípios da região e envolve um grande número de empresas”.

Os candidatos visitaram, a seguir, duas empresas de confeções da região: a DAVION, que “atravessa um período difícil na sequência da pandemia e da falta de apoio à altura por parte das autoridades nacionais, e a AMMA, já no município de Arganil”.

Seguidamente, inteiraram-se das obras de requalificação do Hospital Condessa das Canas, uma “unidade de Cuidados Paliativos que está a ser acabada pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil e que corre risco de não ter qualquer apoio do Estado ou de fundos comunitários”.

“Portugal tem uma enorme falta de cuidados paliativos para ajudar os mais doentes a suportar as agruras da sua condição e não se compreende que não se encontre maneira de apoiar financeiramente quer a obra quer a abertura e entrada em funcionamento de uma unidade situada numa área em que quase não há alternativas. Entre as visitas que a comitiva hoje fez, houve tempo para muitos contactos com as pessoas, tanto em Oliveira do Hospital como em Arganil”, conclui o PSD.