CentroTV

Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura reuniu com autarcas da CIM Região de Coimbra

O grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, que tem como líder o mágico Luís de Matos, apresentou-se hoje aos autarcas que constituem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, durante a reunião do Conselho Intermunicipal, que aconteceu no Museu Machado de Castro.

Manuel Machado, presidente do Município de Coimbra, disse que esta “é uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.

Em nome do grupo de trabalho, Luís de Matos pediu a todos os autarcas para verem esta candidatura como parte de cada um dos municípios, no sentido de valorizar a Região como um todo.

Na ocasião, os autarcas dos 18 municípios mostraram que apoiam incondicionalmente esta candidatura, considerando-a benéfica para a toda a Região de Coimbra e reiteraram que contribuirão com tudo o que estiver ao seu alcance para que os seus desígnios sejam cumpridos.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia, com o objetivo de valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias.

Desde a sua criação, em 1985, o projeto já ocorreu em 58 cidades, três das quais portuguesas: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

Em 2027, uma cidade de Portugal e uma da Letónia vão ter o título de Capital Europeia da Cultura. A decisão deverá ser conhecida em 2024.