CentroTV

Cantanhede junta-se à iniciativa “Todos Por Todos”, sensibilizando para o Cancro do Cólon Retal

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), encontra-se a promover na Região Centro a iniciativa “Todos Por Todos”. Cantanhede, através do seu Grupo de Voluntariado Comunitário da LPCC.NRC, associa-se a esta iniciativa promovendo uma ação de sensibilização dedicada ao tema “Prevenção do Cancro do Cólon Retal”, a ter lugar a 11 de maio, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Cantanhede. A participação é livre.

A atividade contará com a participação da Dra. Mafalda João, médica do Serviço de Gastrenterologia do IPO Coimbra. A iniciativa tem como objetivo principal a consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro cólon retal através do rastreio.

A LPCC.NRC “pretende desafiar a comunidade a unir-se em torno da sensibilização e difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio, assim como promover sinergias para aumentar o impacto desta mensagem”.

Recordamos que o Cancro colorretal “é uma doença frequente, e que o seu diagnóstico precoce pode salvar vidas! Foi já demonstrada a importância do rastreio, de maneira a detetar o cancro em fases precoces, ou mesmo detetar e tratar as lesões (pólipos) antes da formação do cancro (prevenindo o aparecimento do mesmo). Este rastreio está recomendado para os cidadãos assintomáticos com idade entre os 50 e os 74 anos”, conclui a LPCC.NRC.