CentroTV

Capela da Casa dos Arcos em Santa Comba Dão está a ser restaurada

Um conjunto de técnicos do atelier de conservação e restauro Samthiago está a trabalhar na capela da Casa dos Arcos (séc. XVII) em Santa Comba Dão, revela a Câmara Municipal.

Trata-se de uma intervenção, promovida pelo Município que visa a “conservação e restauro dos bens históricos e artísticos aí existentes.Os trabalhos decorrem em várias ‘frentes’ – altar, nichos e pintura mural do teto – estando a ser realizadas, atualmente, intervenções ao nível da limpeza (mecânica e química), consolidação e estabilização, bem como desinfestação de estruturasAmpla, diversa e especializada a intervenção – antecedida por estudos e investigações preliminares – visa a salvaguarda do conteúdo histórico da talha, elementos arquitetónicos, mobiliário eclesiástico de leitura e oração e elementos decorativos”, refere a autarquia em nota.

Uma das intervenções “mais complexas incide no restauro da pintura mural do teto – com imagens de Santos e Anjos a enquadrar cena da Assunção de Nossa Senhora – que apresenta vários elementos pictóricos degradados e sem qualquer leitura.Cofinanciada pelo Programa Operacional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, a conservação e restauro da capela da Casa dos Arcos enquadra-se num projeto mais amplo que inclui, ainda, a conclusão da refuncionalização do piso térreo da Casa dos Arcos, tendo em vista a sua redistribuição espacial. Entre as novas funções que se pretendem conferir e este espaço, destaca-se a constituição do Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de Santa Comba Dão”.