CentroTV

Caramulo vai ter um Museu da Estância Sanatorial

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, bem como os seus vereadores Pedro Adão, Miguel Torres e Sofia Ferreira, visitaram o antigo edifício do Turismo do Caramulo, onde irá nascer o Museu da Estância Sanatorial do Caramulo.

“Naquela que foi a última oportunidade para rever o seu interior tal como era conhecido ao longo dos últimos anos, os presentes tiveram também a oportunidade de assistir a um pequeno vídeo sobre a obra, da autoria do arquiteto Ricardo José Vicente Carvalho”, adianta a autarquia em nota.

Este edifício, que nos últimos anos acolheu o posto de turismo do Caramulo, será “alvo de obras de remodelação e requalificação do seu espaço interior, tornando-o completamente diferente do que é hoje”.

Acrescentando que a “fachada principal será mantida, embora objeto de aumento lateral e de fundo, bem como de altura, numa simbiose entre o passado e o futuro, de forma a dar lugar a um edifício emblemático do Caramulo.O futuro Museu da Estância Sanatorial do Caramulo terá uma forte componente interativa e multimédia, caraterizando aquela que foi a mais importante estância sanatorial da Península Ibérica no combate ao flagelo da tuberculose do Século XIX”.

O projeto “ambicioso conta com o apoio de fundos comunitários do PDR 2020, através da ADICES, na ordem dos 103 mil euros, sendo o restante da responsabilidade da Câmara Municipal de Tondela, no total de 383.507,15 euros”.

Esta obra, após ter estado duas vezes a concurso público, tendo o primeiro ficado “deserto”, teve assinatura de contrato e auto de consignação a 23 de setembro, entre a Junta de Freguesia do Guardão e as Construções Longra & Ferreira, Ld.ª , tendo como prazo de execução de 120 dias.