CentroTV

Cardeal António Marto homenageado em Leiria

O Cardeal António Marto foi homenageado, ontem, pelo Município de Leiria, com o descerrar de uma escultura, da autoria da artista Sílvia Patrício, no Largo Cónego Maia.

Uma cerimónia em que o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou que a homenagem constitui uma manifestação pública de afeto e gratidão de toda a comunidade leiriense pelo episcopado que D. António Marto ofereceu à comunidade da Diocese de Leiria-Fátima. “Agradecemos com recurso a um elemento escultórico porque a arte é, por excelência, uma linguagem universal, logo ecuménica, tão ajustada ao legado que D. António Marto nos deixa”, referiu.

Cardeal António Marco esteve presente na cerimónia

Além do homenageado, a cerimónia contou ainda com as participações de D.José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, da artista Sílvia Patrício, autora da escultura, tal como do diretor do Departamento do Património Cultual da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.Natural de Tronco, concelho de Chaves.

António Augusto dos Santos Marto foi ordenado presbítero em Roma no ano de 1971, e nomeado bispo em 2000, tendo governado a Diocese Leiria-Fátima entre 2006 e 2022. Em 20 de maio de 2018 foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, tendo sido elevado ao cardinalato a 28 de junho de 2018, na Basílica de São Pedro, em Roma