CentroTV

Cáritas Coimbra concluiu projeto que lembrava os seus utilizadores de realizarem tarefas através de botões sonoros

Durante nove meses utilizadores, com 65 anos ou mais, de Centros de Dia, Apoio Domiciliário e Unidades Residenciais  pertencentes à Cáritas de Coimbra, participaram num estudo de adesão a planos de tratamento com o sistema Klikkit.

2O sistema Klikkit tem como objetivo melhorar a adesão aos planos de tratamento, tornando as pessoas mais velhas mais independentes, mas também aliviar a carga de trabalho dos profissionais de cuidados mediante a monitorização do desempenho das tarefas numa plataforma online”, afirma a Cáritas em nota.

O sistema Klikkit consiste, “para as pessoas mais velhas, na utilização de um tablet e botões que, nas horas programadas, emitem um som e informação de alerta para relembrar as tarefas que têm de desempenhar. Quando os botões tocam, os utilizadores devem premi-los dando a indicação que desempenharam a tarefa sugerida. Para os cuidadores, consiste na utilização de uma plataforma online que os informa se os utentes premiram os botões. Desta forma, podem monitorizar se o utente desempenhou a tarefa proposta”.