CentroTV

Cáritas de Coimbra denuncia falta de habitação acessível para famílias de baixos rendimentos

O Centro Comunitário de Inserção (CCI), uma das respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra, em funcionamento na Baixa da Cidade, “considera imperativo encontrar habitações na cidade, compatíveis com os rendimentos da população mais carenciada e que lhes proporcione uma vida digna”, revela em nota enviada à CentroTV.

O CCI preocupa-se atualmente com o mercado do arrendamento habitacional frente às carência de rendimentos das famílias em Coimbra. A equipa da Cáritas de Coimbra acompanha beneficiários da prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI) e da Ação Social.

“A relação entre os baixos rendimentos e as más condições de habitabilidade, é intuitiva!”, salienta o centro comunitário.

As habitações ou quartos encontrados pela equipa do CCI “não têm o mínimo de condições de habitabilidade, têm problemas de humidade, divisões demasiado pequenas e acessibilidade nula ou reduzida”, realça.

O Centro Comunitário de Inserção (CCI), revela em comunicado que “muitos dos beneficiários da prestação de RSI, que auferem mensalmente 189,66 euros, pagam uma renda de quarto no valor de 140 euros /160 euros, ficando com quase nada para fazer face às suas despesas mais básicas”.

A Cáritas de Coimbra considera “imperativo encontrar habitações na cidade, compatíveis com os rendimentos da população mais carenciada e que lhes proporcione uma vida digna”.