CentroTV

Cáritas de Coimbra promove reflexão sobre violência familiar

No dia 28 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra irá realizar uma tertúlia sob a designação “Violência familiar: o lado Menor”, dando continuidade ao ciclo de Tertúlias Time-out iniciado em 2018.

A sessão terá lugar na Livraria Almedina, localizada no Estádio Cidade de Coimbra, a partir das 15h00.

“Esta iniciativa surge na sequência do trabalho conjunto desenvolvido pelos equipamentos da Cáritas de Coimbra que atuam na área de Intervenção de Crianças e Famílias em Risco/Perigo, nomeadamente: a Comunidade de Inserção Renascer (mulheres com ou sem filhos vítimas de violência doméstica, em situação de vulnerabilidade social), o Lar de Crianças e Jovens de Semide (crianças e jovens em acolhimento) e o Centro de Acolhimento Temporário Nossa Senhora dos Milagres (crianças em acolhimento residencial)”, adianta a Cáritas em comunicado.

A tertúlia “Violência familiar: o lado Menor” irá abordar o impacto e as consequências traumáticas da violência doméstica em crianças, jovens e mulheres que vivenciaram, em contexto familiar, situações de violência continuada.

O objetivo consiste em criar um momento de reflexão crítica sobre vertentes da violência doméstica pouco exploradas, menos visíveis e valorizadas, mas extremamente pertinentes para a (re)construção do presente e futuro das vítimas. A sessão será moderada por Maria Rosário Ataíde (Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra), tendo como oradores José Pinto (Cruz Vermelha de Matosinhos), Natália Cardoso (APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e Goreti Cardoso (Akto – Direitos Humanos e Democracia).

“A tarde será ainda enriquecida com a dramatização do tema da Tertúlia pelos alunos do Curso de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte e pela exposição fotográfica realizada pela Comunidade de Inserção Renascer no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, revela ainda a Cáritas.

A Cáritas de Coimbra pretende criar um momento de reflexão para todos, convidando os interessados a participar neste encontro gratuito e aberto à comunidade.