Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e diretor do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, integra a recém-criada Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2.
O assistente graduado sénior é um dos dois especialistas provenientes de Unidades Hospitalares do SNS a integrar esta comissão. O outro especialista, Tiago Guimarães, é assistente graduado sénior e integra o Centro Hospitalar e Universitário S. João.
A Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2 tem por objetivos, entre outros, avaliar a capacidade de aumento de produção de testes na atual rede de laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2, promovendo a maximização da utilização de equipamentos e infraestruturas da rede de laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2; promover a expansão da atual rede de laboratórios do Serviço Nacional de Saúde; e avaliar a adequação de investimento em equipamentos e infraestruturas dos atuais e de novos laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2.