Carlos Cortes, apresentou a recandidatura a bastonário da Ordem dos Médicos (OM), cujas eleições vão ter lugar para final de maio.
O médico de Coimbra deverá concorrer sozinho, uma vez que foi a única candidatura a entrar até ao final do prazo.
Nascido em Lisboa a 5 de janeiro de 1970, Carlos Cortes, vive em Coimbra desde o início dos seus estudos superiores.
Concluiu a sua licenciatura em Medicina em 1999, tendo completado a sua especialização em Patologia Clínica em 2006 após ter cumprido com o serviço militar nos Açores. Desde então tem exercido a sua actividade profissional no Serviço Nacional de Saúde como Patologista Clínico. Tem a subespecialidade em Microbiologia Médica desde 2020.
Detém também a Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, desde 2020, a Pós-graduação em Gestão e Direção em Saúde e a Pós-Graduação de Ética em Saúde pela Universidade de Coimbra.
Tem uma vasta actividade profissional que iniciou nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Fez o seu Internato Complementar (formação especializada) em Patologia Clínica no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE. Pertenceu a diversas Comissões e teve responsabilidades em áreas como a Qualidade, Controlo de Infeção, Gestão de Risco, Gestão de Risco Clínico, Responsável da Formação, Ensaios Clínicos, entre outros.
Em 2011 iniciou a sua actividade no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE (hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas), como Diretor do Serviço de Patologia Clínica e Diretor do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.
Para além da sua actividade clínica, foi Assessor da Direção Clínica e Responsável pela Reorganização e Centralização do Serviço de Patologia Clínica desta Instituição. Foi o Responsável pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço que culminou com a certificação do mesmo pela NP EN ISO 9001:2008, e atualmente NP EN ISO 9001:2015.
Foi Coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos. Foi responsável pela elaboração do Manual de Boas Práticas Laboratoriais aprovado pela Ordem dos Médicos e Membro da Comissão Ministerial para a revisão da Portaria de Licenciamento dos laboratórios clínicos.
Em 2020, após concurso público, tornou-se Assistente Graduado Sénior. Ao longo da sua carreira profissional tem integrado diversos júris de concurso de final da formação especializada do Internato Médico em Patologia Clínica, bem como de consultor na mesma especialidade. Ministrou diversas ações de formação no âmbito da prática laboratorial bem como do Controlo de Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos.
Desenvolveu extensa actividade cientifica, nacional e internacional, que integra apresentações orais, artigos, pósteres e participação em ensaios clínicos, na sua área de especialidade: a Patologia Clínica, a Microbiologia Médica e a Gestão em Saúde.
Desde sempre teve um interesse particular pelo associativismo e, em 2014, candidatou-se a Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, cargo que ocupa até ao presente. É membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos.
Foi Coordenador do Conselho Nacional de Pós-graduação da Ordem dos Médicos, órgão com responsabilidades no Internato em colaboração com os colégios de especialidade. É Presidente do Colégio da Subespecialidade de Microbiologia Médica. Foi membro da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do INFARMED e é membro de diversas Sociedades Cientificas.