Assinala-se hoje, 24 de outubro, Dia Municipal para Igualdade, e o Município de Carregal do Sal lembra a data com mais uma iniciativa de sensibilização à comunidade para a desejada igualdade de género, reforçada no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, refere em nota a autrquia.
Trata-se de uma escadaria em madeira, elaborada pelos serviços operativos da Câmara, que, logo pela manhã, foi colocada na praceta Artur Jorge Saraiva (contígua ao Julgado de Paz), em Carregal do Sal.
Nos degraus, a referência ao Dia Municipal para a Igualdade e “algumas frases para reflexão de todos que apelam à não discriminação e promovem a igualdade de género”. E, por isso, também, para além da “Escadaria para a Igualdade”, a Junta de Freguesia de Carregal do Sal acolhe, a partir de hoje, a exposição itinerante “Igualdade de Género”.
Uma mostra de 14 trabalhos de alunos do 7.º e 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal que “reflete a temática em forma de arte e que está a percorrer as cinco freguesias do Concelho”, realça ainda a edilidade.
As duas iniciativas foram testemunhadas pela vice-presidente da Edilidade, que tem o pelouro da Ação Social, Isabel Azevedo; pelo presidente da Junta de Freguesia de Carregal do Sal, António Pinto; por técnicas de Ação Social e por trabalhadores dos serviços operativos da Câmara.
“Porque a desigualdade é uma realidade que ainda persiste, importa combatê-la das mais diversas formas no sentido de se conseguir uma sociedade mais justa e igualitária, em todas as áreas da sociedade. Afinal, a igualdade entre mulheres e homens é uma questão de Direitos Humanos e uma condição de justiça social”, diz a concluir o município.