CentroTV

Carros no cortejo da Queima das Fitas de Coimbra reduzem latas de cerveja e garrafas de vidro a transportar

Os carros que vão participar este ano no cortejo da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra reduzem latas de cerveja a transportar.

“Os carros inscritos em cortejo terão um limite máximo de mil latas de cerveja, acrescendo a este valor um máximo de 3 garrafas de vidro por elemento do carro”, revela a organização em comunicado.

A medida foi apresentada pelo Conselho de Veteranos e visa a “redução do lixo produzido ao longo do trajeto do Cortejo, mantendo ainda o controlo do vidro”.

São participantes do Cortejo da Queima das Fitas aproximadamente 120 carros alegóricos, os quais transportam em média 5000 latas de cerveja cada.

Os estudantes asseguram que “esta redução para mil latas por carro significa um decréscimo de utilização de 500 000 latas e permite à Queima das Fitas tornar-se um evento ainda mais verde”.

A organização frisa que o “Cortejo da QF enquanto um dos mais célebres momentos históricos da cidade de Coimbra deve ser lembrado pela sua emoção, essência e tradição, onde os estudantes e demais presentes celebram a sua passagem pela Academia, afastando o desperdício desmedido e a filiação a este conceito das latas”.

“O Conselho de Veteranos, espera que estas medidas agucem o engenho dos Estudantes, para que se afastem da centralidade que as latas de cerveja têm durante o Cortejo e que adotem outras medidas originais e igualmente festivas que não acarretem o peso de 30 toneladas”, afirma a concluir o Dux Veteranorum.