CentroTV

Carta Gastronómica da Região de Coimbra integra 114 receitas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo apresentou hoje a Carta Gastronómica da Região de Coimbra, no Mosteiro de Santa Maria de Semide.  

“Integrada na Semana Gastronómica da Chanfana de Miranda do Corvo, esta sessão é prova da valorização e vontade de salvaguarda e promoção do receituário tradicional da Região de Coimbra, compilado num documento que é simultaneamente um guia e um alicerce para uma efetiva valorização do legado patrimonial que encerra, condizente com o prestígio que a Gastronomia da Região de Coimbra merece e, não amiúde, tem sido reconhecido”, adianta a CIM em nota.

A Carta Gastronómica da Região de Coimbra integra 114 receitas e quer salvaguardar e promover a gastronomia e os produtos endógenos dos 19 municípios que compõem a comunidade intermunicipal (CIM/RC).

 Há pratos do mar, como é o caso do bacalhau, pratos do rio, do açougue, da matança e da fermentação, e também da capoeira, da horta, do açúcar e do grão e farinha.

Esta iniciativa é realizada no âmbito da distinção da Região de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia 2021-2022.