“Ouvido Absoluto”, o novo ciclo da Casa das Artes Bissaya Barreto dedicado à música ambient, experimental, field recordings e noise, apresenta Guilherme Curado, Asio Otus, Joana de Sá e Ricardo Nogueira Fernandes em Coimbra, nos dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro às 18H00.
A primeira sessão acolhe Guilherme Curado, artista multidisciplinar que constrói paisagens utópicas através do som, e Asio Otus, produtor de música eletrónica que se situa entre a música ambient e a música de dança. A segunda sessão conta com Joana de Sá, artista que articula gravações de campo com repetições melódicas feitas a partir de guitarra, sintetizador ou voz, e Ricardo Nogueira Fernandes, que apresentará “Vandoma”, o seu álbum mais recente, composto com field recordings da cidade do Porto.

Os concertos acontecem na cave da Casa das Artes Bissaya Barreto, localizada junto às Escadas Monumentais, nos finais de tarde dos dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro, sendo que o bilhete geral custa 10€ e os individuais 6€. Maria Marques, diretora da Casa, conta que “a cave vai ser transformada num sítio confortável, com tapetes, mantas e almofadas, para uma experiência intimista de escuta”.
O ciclo conta ainda com uma Matinée de apresentação, no dia 19 de janeiro, entre as 18H00 e as 21H00, com um DJ set de João Craveiro e Pedro Cosme.

Para Maria Marques, o novo ciclo representa “um reforço da aposta da Casa na música experimental, mergulhando nas paisagens do ambient, nas field recordings e até na música noise, e apostando em jovens artistas que estão a emergir no panorama nacional”.
