No domingo, dia 15 de março, às 16h30, a Casa do Cinema de Coimbra apresenta a longa-metragem “Explode São Paulo, Gil”, realizada por Maria Clara Escobar.
Abrindo espaço para refletir sobre os sonhos, identidade e as possibilidades, a realizadora estará presente para uma conversa com Élia Sofia Ramalho.
O documentário acompanha a história de Gil, uma mulher que sempre teve o sonho de se tornar cantora. Aos 20 anos mudou-se para São Paulo juntamente com a sua esposa, determinada a concretizar esse desejo, entretanto tornou-se empregada de limpeza. A sua rotina sofre uma mudança inesperada quando Maria Clara surge com a proposta de realizar um filme sobre a sua vida.
A obra, apresentada na 31.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, na mostra paralela Filmes do Mundo, destacou-se principalmente no Brasil, onde foi vencedor das categorias de Melhor atuação e Melhor Direção no Olhar de Cinema – Festival.
Após a exibição do filme, a realizadora Maria Clara Escobar reflete sobre as temáticas do filme e o processo criativo em uma conversa com Élia Sofia Ramalho, artista visual e arte educadora, atualmente Mentora do projeto multicultural “A Fábrica”.
Como habitual, os bilhetes para a Casa do Cinema de Coimbra têm o custo de 6 € e estão disponíveis em casacinemacoimbra.bol.pt e no local, 30 minutos antes da sessão. Na bilheteira existem bilhetes com desconto (5 €) e a entrada para sócios tem o valor de 2 euros.







































































