A Casa-Museu Miguel Torga, situada na Rua Fernando Pessoa, vai receber, na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 17h30, uma tertúlia que alia a obra de Miguel Torga à gastronomia, informa hoje em nota a Câmara de Coimbra.
A iniciativa conta com participação de Regina Rocha, professora da Escola Secundária José Falcão, que vai falar de “Torga Cidadão de Coimbra”, e de Beatriz Martins, licenciada em Gastronomia, que vai dar conhecer duas bebidas inspiradas na obra do autor, num espaço de degustação. A entrada é gratuita e não carece de inscrição.
Regina Rocha, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutoranda na mesma instituição, vai falar sobre “Torga Cidadão de Coimbra”, abordando alguns aspetos da geografia sentimental e literária do autor, sempre numa perspetiva cronológica da sua vida centrada em Coimbra.
Por sua vez, Beatriz Martins, que realizou o projeto final de curso em parceria com a Casa-Museu Miguel Torga onde produziu um evento gastronómico “À Mesa com Miguel Torga”, vai buscar as raízes durienses de Torga, em particular a marca mais impressiva dessa região, o vinho, que o escritor exaltou como o “sol engarrafado”, para apresentar num espaço de degustação “Bebidas à Luz de Bichos”. Beatriz Martins criou duas bebidas inspiradas nesta obra de Torga: o cocktail “Sr. Nicolau”, feito a partir de vinho do Porto, peras e a planta torga, e o mocktail “Bambo”, que resulta da mistura de chá de cidreira, um xarope de laranja e canela, hortelã e gengibre. As duas bebidas contam a história de duas personagens do livro.
A ligação que Miguel Torga estabeleceu com Coimbra é já bem conhecida. Nascido em Sabrosa, apaixonado pelas bravias terras trasmontanas que são um dos focos da sua vasta e conceituada obra literária, foi na cidade de Coimbra que escolheu viver. Após o seu regresso do Brasil, veio estudar para Coimbra, para o Liceu D. João III e, posteriormente, para a Universidade de Coimbra, onde se licencia em Medicina, especializando-se em Otorrinolaringologia. Em Coimbra, desenvolveu uma forte e contínua produção literária que o afirmou como um dos maiores cultores da língua portuguesa. São diversas as recensões que na sua obra faz à cidade, considerando que “Coimbra é uma linda cidade, cheia de significado nacional”.
Recorde-se que a Casa-Museu Miguel Torga está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30. Há a possibilidade de fazer visitas guiadas gratuitas para grupos escolares e outros interessados. Para informações e reservas, devem ser utilizados os seguintes contactos: 239 702 630 ou biblioteca@cm-coimbra.pt.