A vítima mortal a queda do Canadair no incêndio do Gerês é o comandante Jorge Jardim, piloto português, de 65 anos.
A aeronave pertencia ao Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco.
Serão, no entanto, as autoridades espanholas a realizar o inquérito sobre as causas do despenhamento do avião, uma vez que caiu já numa zona da serra do Gerês em território espanhol.
O copiloto de 39 anos tem nacionalidade espanhola e encontra-se estado grave.
“Foi com profunda tristeza e consternação que tomei conhecimento da morte do piloto Jorge Jardim que faleceu hoje, na sequência de um acidente durante o combate às chamas num incêndio no Gerês. Envio os meus sentimentos à sua família, amigos e a todos os que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais”, revela hoje em comunicado o primeiro-ministro português.
“Ao copiloto da mesma aeronave, ferido neste acidente, desejo as melhoras e votos de rápida recuperação”, refere António Costa..
Adiantando: “temos de reduzir cada vez mais o número de ignições para que o dispositivo atue de forma cada vez mais eficaz. Isso depende muito do comportamento de cada um de nós. Estamos a viver dias de enorme severidade meteorológica, com risco de incêndio muito elevado, e todos os comportamentos são decisivos”.
“Aos milhares de homens e mulheres que estão no combate aos incêndios, uma palavra de agradecimento e solidariedade. Este é um combate de todos, mas apelo a especial cautela: a primeira missão de quem protege os outros é proteger-se a si próprio”, afirma ainda a concluir.