CentroTV

CCDR Centro lança concurso para combater a discriminação etária

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lança esta terça-feira, 7 de outubro, o Concurso Regional “Idadismo Zero”, uma iniciativa que assinala o Dia da Consciencialização do Idadismo e que desafia os estudantes do ensino superior da região Centro a apresentarem ideias inovadoras para combater a discriminação em função da idade.

Em parceria com as instituições de ensino superior da região, a CCDR Centro pretende reconhecer e valorizar projetos e iniciativas que promovam uma cultura de respeito e solidariedade intergeracional, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

O idadismo é definido como qualquer forma de discriminação ou estereótipo baseado na idade, fenómeno que, segundo a CCDR Centro, “causa injustiças, compromete a solidariedade entre gerações e constitui um obstáculo à definição de políticas públicas inclusivas”.

O concurso tem como objetivos estimular a reflexão sobre o idadismo entre os jovens, incentivar a criação de projetos concretos e reproduzir boas práticas que possam ser aplicadas no território. As candidaturas podem ser apresentadas por equipas de um a três estudantes, com o acompanhamento de um professor responsável, entre 7 de outubro e 15 de dezembro de 2025.

O projeto vencedor será premiado com 1.000 euros, distribuídos entre a equipa de alunos (750€) e o professor orientador (250€). A CCDR Centro compromete-se ainda a desenvolver e implementar a iniciativa premiada como boa prática regional no combate ao idadismo.

Aberto a estudantes de todas as áreas do ensino superior público e privado da região Centro, o concurso representa uma oportunidade para transformar ideias criativas em ações concretas. Segundo a CCDR Centro, o “Idadismo Zero” pretende “mobilizar os jovens para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as idades contam e são valorizadas”.