CentroTV

CCDRC distingue Empreendedor 50+ da região Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) distingue, pelo segundo consecutivo, o Empreendedor 50+ da região Centro.

O vencedor da edição de 2021 será anunciado no dia 23 de novembro, em Vila Velha de Ródão, numa cerimónia presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

“Esta iniciativa, realizada em estreita colaboração com 25 instituições parceiras, tem como principais objetivos reconhecer e divulgar publicamente empreendedores com histórias de vida inspiradoras, promover o espírito empresarial e empreendedor entre a população mais velha e sensibilizar para a importância do empreendedorismo em pessoas com 50 ou mais anos e à criação de novos incentivos”, afirma a CCDRC em comunicado.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “esta iniciativa simboliza a importância que a CCDRC dá à temática do envelhecimento ático e saudável. A região Centro é uma região envelhecida e com um fenómeno de envelhecimento rápido, pelo que é crucial criar as condições para que cada vez mais pessoas se mantenham ativas por mais tempo, prolonguem ou alterem as suas carreiras profissionais e se envolvam na partilha de conhecimentos, contribuindo de forma valiosa para a economia regional”.

Os candidatos à distinção Empreendedor 50+ da Região Centro são “propostos pelas instituições parceiras (Administração Regional de Saúde do Centro, Associações Empresariais, Comunidades Intermunicipais, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Direção regional de Cultura do Centro, IAPMEI, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto Pedro Nunes, Portugal Inovação Social, Turismo Centro de Portugal e Consórcio Ageing@Coimbra) e as candidaturas são analisadas por um júri constituído por entidades relacionadas com o emprego, empreendedorismo e o envelhecimento ativo e saudável”.

O prémio associado à distinção do Empreendedor 50+ da Região Centro consiste na “atribuição de dois vales no montante total de cinco mil euros. Este prémio é atribuído a instituições, com incidência região Centro, que realizem atividades de natureza social e cultural. Uma destas instituições é escolhida pelo empresário distinguido, recebendo um prémio de quatro mil euros, e a outra é indicada pela entidade parceira que propôs o empresário distinguido, que tem um prémio de mil euros”.