CentroTV

CDS quer execução do troço do IC8 entre Pombal e Avelar

O Grupo Parlamentar do CDS deu entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a execução, com urgência, do troço do IC8, entre Pombal e Avelar (Ansião), e a cabimentação dos necessários recursos financeiros.

A 1 de agosto de 2018 foi publicada em Diário da República a Resolução da Assembleia da República n.º 225/2018 que «Recomenda ao Governo a requalificação urgente do Itinerário Complementar 2 (IC2), entre Leiria e Pombal, e do Itinerário Complementar 8 (IC8), entre Pombal e Ansião».

No texto, a AR recomenda ao Governo «[…] 3- A requalificação urgente do Itinerário Complementar 8 (IC8) entre Pombal e Ansião, no sentido de transformar este troço com um verdadeiro perfil de itinerário complementar, promovendo a segurança rodoviária e melhorando a fluidez da circulação em todo o traçado».

A RAR refere ainda a necessidade de serem realizadas as «intervenções necessárias e urgentes» à conservação corrente do IC8, «enquanto não são realizadas outras mais profundas de requalificação ao nível da conservação periódica, de forma a salvaguardar a segurança de pessoas e bens».

No entanto, até à data, esta requalificação continua por fazer, como o comprova a Petição Pública «Pela requalificação urgente do IC8», com cerca de 4.800 assinaturas.

No final de 2019 a Infraestruturas de Portugal procedeu a algumas melhorias no IC8, nomeadamente, a remarcação do eixo de prolongamento (linha branca contínua) em algumas zonas e o corte de vegetação para melhorar a visibilidade da interseção.

Este troço é o único que falta para completar a requalificação do IC8, mas a sua intervenção foi retirada da Concessão do Pinhal Interior Norte e não está incluída em nenhum documento estratégico da Infraestruturas de Portugal (IP).