CentroTV

CDS quer saber se há ou não capacidade para por a funcionar centro de testes Covid-19 em Coimbra

A deputada do CDS, Ana Rita Bessa, questionou hoje a ministra da Saúde com o intuito de perceber quando abre o centro de testes Covid-19 em Coimbra, e se há ou não capacidade para o fazer.

“No conjunto de questões endereçadas à tutela, Ana Rita Bessa quer saber porque é que, estando pronto desde dia 23 de março, não está ainda a funcionar o centro de testes Covid-19 em Coimbra. Se é por falta de meios técnicos, e quais, se é por falta de meios de proteção individual, quais e em que quantidade, ou se é por falta de recursos humanos, quantos e em que áreas”, adianta o CDS em nota de imprensa.

“Não sendo estas as causas para o atraso no início do funcionamento deste posto”, Ana Rita Bessa questiona qual é “então o motivo, se há, ou não, capacidade para por o centro a funcionar e quando abrirá o centro de testes Covid-19 em Coimbra”.

Segundo revela o CSD, a “data de abertura do centro tem sido sucessivamente adiada, sendo que a resposta aos apelos do autarca tem sido, da parte da UC, que será em breve, e da parte da ARSC não tem, sequer, sido dada resposta às várias tentativas de contacto”.

O centro de testes Covid-19 montado no Parque Verde, na margem esquerda do Mondego, num espaço cedido pela CMC, e que está pronto desde 23 de março, terá, alegadamente, capacidade para realizar cerca de 500 testes por dia.