CentroTV

CDS questiona ANAC sobre Heliporto de Santa Comba Dão

Numa pergunta dirigida à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), o deputado do CDS, João Pinho de Almeida, quer saber se deu entrada algum pedido de correção das desconformidades que originaram a deslocalização do Helicóptero do INEM para Viseu.

João Pinho de Almeida questiona se o “regulador está em condições de confirmar se a Câmara Municipal de Santa Comba Dão, ou outra autoridade competente, entregou algum pedido de correção das desconformidades que originaram a deslocalização do Helicóptero do INEM para Viseu, e se sim, em data é que esse pedido foi feito e qual o ponto da situação de resolução do pedido”.

Quer ainda saber que “desconformidades, à luz dos regulamentos atuais, impedem que o Heliporto de Santa Comba Dão seja certificado como Base Permanente para Emergência Médica”.

Segundo o CDS “num comunicado publicado no seu portal, a 1 de junho, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deu conta de que o Helicóptero do INEM irá operar a partir de Salemas, até que seja implementada uma solução definitiva que permita a certificação do Heliporto de Santa Comba Dão como Base Permanente. Esta solução encontra-se a ser trabalhada entre as entidades responsáveis, tendo sido garantido ao INEM que a criação das condições necessárias para a Certificação do Heliporto irá acontecer num curto espaço de tempo”.