CentroTV

CDS questiona Governo sobre futuro do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão

Numa pergunta enviada ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Patrícia Fonseca e Ilda Araújo Novo querem saber se “vai ou não haver vindimas nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão”.

Os centristas em nota de imprensa adiantam que também pretendem saber “qual é a solução – em termos de meios humanos, técnicos e financeiros – que o Governo tem para evitar o fim do Centro e proteger um património fundamental para a região”.

Os deputados questionam ainda se o Governo pensa “reforçar os recursos humanos e materiais do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão numa clara aposta na conservação do património vitivinícola da região”.

No entender do CDS “cegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP que, mais uma vez, este ano, não há vindima nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão”.

Para o partido “quatro anos depois da ‘vigência do Governo anterior’, é notório o desprezo a que o atual Governo está a votar este baluarte da região, podendo vir a levar à sua morte, caso não sejam tomadas medidas imediatas”.

A concluir os centristas dizem que “com a sua morte, perde-se também a grande enciclopédia do Dão”.