CentroTV

CDS questiona Governo sobre instalação de Central Fotovoltaica em S. João de Ver

Numa pergunta dirigida ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, o deputado do CDS João Pinho de Almeida coloca várias questões sobre a instalação de Central Fotovoltaica em S. João de Ver.

Desde logo, João Pinho de Almeida quer que o ministro confirme que existe um projeto para instalar uma Central Fotovoltaica em São João de Ver, qual a área prevista para instalação desta Central e como será realizado o financiamento deste projeto.

O deputado do CDS questiona depois quais os dados em que se baseou a escolha da encosta do Pinhal do Conde para a instalação da Central, se foi feita alguma análise prévia de eventuais impactos negativos desta instalação, nomeadamente ambientais, paisagísticos e quanto à qualidade de vida da população, e se foi feito algum estudo de rentabilidade comparativo com outras centrais instaladas em zonas de maior exposição solar.

Finalmente, João Pinho de Almeida quer saber se houve alguma espécie de debate ou consulta prévia junto da população e autarcas de São João de Ver e se, face às muitas questões e dúvidas que estão a surgir localmente, não considera o ministro pertinente a realização de uma Avaliação de Impacte Ambiental deste projeto.

Está prevista para a encosta do Pinhal do Conde, em São João de Ver, a instalação de uma central fotovoltaica.

Trata-se, no entender do CDS, de um projeto que acarreta graves impactos ambientais e paisagísticos, uma vez que a construção da central fotovoltaica conduzirá a uma drástica alteração de toda a encosta da vila, ao abate de toda a floresta existente, à movimentação das linhas e ribeiras de água e, consequentemente, a alterações térmica e de luminescência em toda a envolvência.

Além disto, e num país com vastas áreas de maior exposição solar e menor densidade populacional, é curioso a aprovação deste projeto numa encosta arborizada, com pouca exposição solar a poente/noroeste e localizada na região do litoral norte da Península Ibérica.

Por tudo isto, o CDS entende ser pertinente obter esclarecimentos por parte do Senhor Ministro do Ambiente e Ação Climática.