CentroTV

CEARTE na Feira Ibérica do Património

O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, com sede em Coimbra, mas com atividade em todo o pais, está presente na AR&PA 2.0, Bienal Ibérica de Património Cultural, que começou a decorrer hoje e terminará a 28 de novembro em Valladolid.

O CEARTE integrado, a convite da CCDRC, o stand da Comunidad de Trabajo Castilla y León-Centro de Portugal, junto com a Direção Regional de Cultura do Centro, o Turismo Centro de Portugal (Lugares Património Mundial do Centro), o Instituto Politécnico de Tomar (Conservação e Restauro) e Paulo Vinhas (Artes Visuais).

Dado o contexto de pandemia a participação é feita através de um stand virtual, onde o CEARTE divulga a sua oferta formativa.

O centro de formação profissional disponibiliza , em todo o país, formação inicial ou de curta duração nas mais diversas áreas do artesanato e do património para as profissões tradicionais, quer formando novos artífices e artesãos em áreas e nichos profissionais onde existem poucos artesãos e em que o mercado requer a reposição destes, como a olaria, a cestaria, a talha, os embutidos e a palhinha.

A Bienal Ibérica do Património Cultural é o ponto de encontro e fórum de debate entre instituições, empresas profissionais e interessados pelo património cultural e este ano, devido aos desafios da pandemia, celebra-se sobre o tema “Resiliência do património Cultural”.