CentroTV

Cecília Veiga comemora hoje 100 anos

Cecília Ferreira da Veiga comemora hoje 100 anos, mantendo a “frescura, a força e a obstinação reconhecida por uma comunidade, à qual tanto deu”, refere a autarquia de Santa Comba Dão..

Com o marido Fernando Pereira Gomes começou a trabalhar na loja do Varela (atual mercearia Santos & Neves da rua Alexandre Herculano, mais conhecida como Zé da Loja), abrindo mais tarde o emblemático estabelecimento que recebeu o seu nome – a Pensão Cecília.

“Ponto de referência e local de convívio de muitos santacombadenses e viajantes que, por motivos vários, visitavam Santa Comba Dão”, a Pensão Cecília foi um dos mais movimentados pontos comerciais da sede de concelho.

Bancários, funcionários públicos e viajantes eram muitos os que por lá ficavam alojados, partilhando a hospitalidade dos donos e deliciando-se com as iguarias da casa. Com um jeito ímpar para cozinhar, D. Cecília mantinha como prato “de assinatura”, na ementa diária, uma ainda hoje aclamada carne estufada com batata miúda e arroz branco.

“Generosa e de coração enorme, ajudava os mais necessitados da terra, partilhando com eles um dos seus grandes dons – a comida que confecionava”, frisa.

Deixou a pensão há mais de quatro décadas, quando “assumiu uma promessa feita à cunhada (Emília), que aquando da sua morte lhe fizera prometer que cuidaria do seu filho mais novo”. E assim foi …”. Foi, aliás Cecília quem ajudou a cuidar de todos os sobrinhos com uma dedicação natural, atenta e dedicada.

A viver na Ribeira, continua com uma genica fora do comum. Levanta-se todos os dias às sete da manhã, e trata dos seus afazeres. Ainda racha lenha e acende o fogão, lava roupa na ribeira, ajuda em casa e cuida do jardim com esmero e dedicação.

Apesar de já não ouvir muito bem, mantém uma visão de fazer inveja. Lê o jornal sem óculos e mantém-se atualizada.

Sozinha, vai da Ribeira ao centro da cidade receber a reforma, aviar-se na farmácia e dar dois dedos de conversa com quem se cruza no seu caminho, ou não fosse a D. Cecília uma comunicadora nata.

“Hoje, entre visitas e mensagens de parabéns, recebeu, na casa onde vive com uma sobrinha, o presidente da Câmara (e também vizinho) Leonel Gouveia, que acompanhado pela vice-presidente Catarina Costa e pelo vereador Agostinho Marques, lhe ofereceu um ramo de flores, expressando votos de um feliz aniversário”, conclui.