CentroTV

Cemitérios abertos no próximo fim-de-semana mas com regras sanitárias em Pombal

Reconhecendo que se trata de uma data em que tradicionalmente as pessoas prestam homenagem aos seus familiares sepultados, o Município de Pombal decidiu manter em funcionamento os cemitérios, sob a sua jurisdição, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, assegurando no entanto as normas de segurança emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), quer no interior, como nas entradas e saídas.

No Cemitério Municipal de Pombal o tempo máximo de permanência das pessoas no seu interior será de 30 minutos, sendo a limitação máxima permitida em simultâneo de 400 pessoas, na zona antiga, e 150 na zona nova. Será permitida a presença no máximo de duas pessoas junto a cada sepultura.

“As entradas e saídas serão devidamente identificadas e distintas, sendo disponibilizados dispensadores de álcool gel para higienização obrigatória das mãos. O uso de máscara individual de proteção é igualmente obrigatória. Será disponibilizado igualmente sabão junto dos respetivos pontos de água”, revela.

“Nos cemitérios de Carvalhais, Aldeia dos Redondos, Ranha de Baixo, Alto dos Crespos, Travasso, Casal Velho e Covão dos Mendes, o acesso será feito como nos anos anteriores sendo a lotação no seu interior de 50 pessoas em simultâneo”, informa a Câmara.

“Dando cumprimento às regras em vigor, caso venha a verificar-se a realização de funerais, o Cemitério Municipal de Pombal encerrará ao público em geral uma hora antes da cerimónia, e pelo período necessário, de modo a garantir a inexistência de aglomerados e o controlo das distâncias de segurança” salienta.

O município recomenda que as pessoas de grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e com imunossupressão ou com doença crónica, não se desloquem ao Cemitério naqueles dias que se prevê de grande afluência.

“Recorde-se que estamos perante um período excecional de pandemia à Covid-19, pelo que é importante que todos os cidadãos tenham consciência para a necessidade de reduzir o impacto de transmissão e propagação do vírus”, reforça o Município.