Ao longo de dois dias, centenas de alunos do concelho de Tondela passaram pelo Mercado Velho, onde decorreu a Feira da Ciência, organizada pelo Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e pelos “Laboratórios Vivos”, um projeto do Município de Tondela, em parceria com a CIM Dão Lafões, que visa promover o sucesso, a inclusão e a qualidade educativa.
Tanto no dia 07 de março como no dia 8 de março, vários alunos, especialmente dos 7º e 8 anos do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, puderam ver de perto um verdadeiro laboratório de experiências relacionadas com o magnetismo, circuitos elétricos, água, refração da luz, foguetes, entre outras.
De acordo com a técnica de Química, Mariana Coimbra, as experiências foram devidamente pensadas e postas em prática pelos alunos do 12º ano.
“Esta feira contou com o envolvimento de cerca de 60 alunos do 12º ano. Este tipo de iniciativas é muito focado no saber fazer, no saber ser e saber estar pois além dos conhecimentos, os alunos que dinamizam evidenciam a capacidade de transmitir os seus conhecimentos aos colegas. Com esta feira pretende-se ir além da parte teórica”, explicou.
Já a professora de Física, Olga Duarte, considerou que este tipo de iniciativas ajuda “a desmistificar o ´bicho’ da Física e da Química, que é algo que faz parte do nosso dia a dia”.
“Para além de executarem as experiências, e é muito importante esta parte prática, estes alunos do 12º ano enfrentam ainda o público, a quem explicam os processos”, acrescentou.
Inês Dias é uma das alunas do 12º ano que se mostrou entusiasmada por poder partilhar, com estudantes do 7º e 8º anos, a experiência que vinha preparando nos últimos tempos.
“Fizemos pesquisas, elaborámos um protocolo, recolhemos material e depois foi o processo de tentativa e falha, até ver o que resultava. E o que vamos apresentando acaba por surpreender quem nos visitou e foi ouvindo com atenção as explicações que damos sobre coisas que aparentemente são tão banais”, concluiu.