CentroTV

Centro 2020 aprova 60 milhões de euros para qualificar a região em áreas prioritárias

O Programa Operacional Regional Centro 2020 aprovou 60 milhões de euros para projetos de regeneração urbana, educação, capacitação, saúde, eficiência energética, património e apoio em áreas empresariais.

“As candidaturas aprovadas referem-se a 66 projetos, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 53 milhões de euros. Foi também reforçado o financiamento em 37 candidaturas já anteriormente aprovadas, num montante de 7,1 milhões de euros”, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em comunicado.

Os apoios concedidos destinam-se a “investimentos em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, formação nas autarquias, intervenção em espaço público e são determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas e projetos que melhoram os serviços à disposição das populações”.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “no contexto de pandemia em que ainda vivemos, estas verbas, colocadas à disposição dos municípios e Comunidades Intermunicipais, são extremamente importantes para estimular o investimento público e contribuir para a retoma económica e social. Aprovámos mais recursos em áreas prioritárias, como a regeneração urbana com mais 20,6 milhões de euros, formação e capacitação com mais 4,6 milhões de euros, educação com mais 20 milhões de euros, saúde com mais 0,8 milhões de euros, eficiência energética com mais 2 milhões de euros e património cultural e natural com mais 5 milhões de euros”.