CentroTV

Centro Cultural Penedo da Saudade apresenta livros que traduzem obras poéticas para língua gestual portuguesa

O Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS) acolhe, a 26 de janeiro, pelas 18:00 horas, a apresentação de livros que traduzem obras poéticas para Língua Gestual Portuguesa (LGP), que incluem poesia de Fernando Pessoa e o tema musical “Amar pelos Dois”.

Vão ser apresentados os livros “Signapoesis – Uma Proposta de Tradução de Dois Textos de Fernando Pessoa” e “Amar Pelos Dois – Interpretação de Música em Língua Gestual Portuguesa: Uma Proposta e um Desafio”, pelas docentes da licenciatura em LGP da Escola Superior de Educação (ESEC) do Politécnico de Coimbra, Neuza Santana e Joana Sousa (coordenadora do curso).

A obra “Signapoesis”, da autoria de Pedro Balaus, Isabel Correia e Pedro Oliveira, procura apresentar formas possíveis, e nunca exclusivas, de fazer transitar entre duas línguas o excecional, complexo e desafiante mundo poético de Fernando Pessoa.

“Amar Pelos Dois”, que tem como autores Isabel Correia, Pedro Balaus e Rafaela da Silva, é o resultado de um trabalho de investigação aplicado à Língua Gestual Portuguesa que analisa e interpreta o tema musical Amar Pelos Dois, escrito por Luísa Sobral e cantado pelo seu irmão, Salvador Sobral.

Os autores das duas obras têm em comum a ESEC: Isabel Correia é coordenadora do mestrado em ensino de Língua Gestual Portuguesa e docente da licenciatura em LGP, Pedro Balaus é docente e coordenador do grupo científico e disciplinar de Humanidades, Rafaela Silva e Pedro Oliveira são ambos docentes e intérpretes de LGP desta escola.

A Escola Superior de Educação (ESEC) do Politécnico de Coimbra forma profissionais em Língua Gestual Portuguesa (LGP) desde 2005, através da Licenciatura de três anos.

O curso visa formar Intérpretes de LGP em contexto educativo, media, saúde e outros onde se justifique a acessibilidade da pessoa surda a bens e serviços. Dá ainda acesso ao Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa lançado recentemente pela ESEC para acesso ao grupo de recrutamento para docentes de LGP.

O Centro Cultural Penedo da Saudade é parte integrante do projeto cultural do Instituto Politécnico de Coimbra que tem como principais objetivos contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade desta Instituição, em complementaridade com a produção cultural das suas unidades orgânicas de ensino.

O Centro Cultural pretende ainda promover o trabalho artístico e cultural realizado dentro da Instituição e fortalecer os laços do Politécnico de Coimbra com a comunidade da região através das Artes e da Cultura.