Arrancou ontem o I Congresso Nacional da Caprinicultura, promovido pelo Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), sob o tema “A Implantação Territorial da Caprinicultura – Os produtos e a Gestão dos Recursos Naturais”
O evento, que decorre até dia 29 de maio, será realizado em formato online, via Zoom, e contará com a participação da Sra. Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na cerimónia de abertura, a par do Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, Nuno Canada, e do Presidente da Comissão de Gestão do CCC, João Miguel Henriques, em representação do Município de Vila Nova de Poiares.
Ao longo dos 4 dias do evento, serão abordadas diferentes sessões temáticas, com oradores convidados e apresentações de trabalhos submetidos, promovendo assim o debate generalizado em torno das matérias mais relevantes para o desenvolvimento da caprinicultura.
O primeiro dia será mais direcionado para a reflexão sobre a “Estrutura e organização do Setor”, passando depois nos restantes dias pela abordagem das questões relacionadas com as produções, nomeadamente a reprodução e a sanidade, ficando reservado para o último dia a temática da “Transformação / Inovação e Comercialização”.
De entre os participantes e oradores convidados destaca-se a intervenção de várias entidades académicas, nacionais e internacionais, desde a Universidade de Coimbra, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro, passando pela Universidade de Múrcia (Espanha), a par de associações de produtores, entidades públicas de tutela do setor, como a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária ou a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, entre muitos outros.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, que preside ao CCC, “a ideia é promover um fórum alargado de debate e reflexão das questões e temáticas que afetam a fileira da caprinicultura e apontar, através das conclusões que daí se gerarem, um conjunto de linhas orientadoras e estratégicas para a desenvolvimento sustentado do setor”.
O autarca congratula-se pela “dinâmica e capacidade de organização de um evento desta natureza, reunindo os mais importantes organismos e entidades, em torno da discussão do futuro da caprinicultura, o que por si é um bom reflexo da capacidade do Centro de Competências na mobilização e capacidade de gerar pensamento crítico, numa área tão vulnerável quanto estratégica”, apontou.
Recorde-se que “o objetivo dos centros de competência é precisamente o de reunir os vários parceiros do setor e debater as estratégias de ação, bem como definir as linhas orientadoras capazes de influenciar as políticas nacionais que direta ou indiretamente afetam, no caso vertente, toda a fileira da caprinicultura em Portugal”, sublinha a autarquia.
A sessão de encerramento está agendada para o dia 29 e contará com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Marinho.