O Município de Viseu concretizou no último mês, em articulação direta com o ACES Dão Lafões, uma reformulação do Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) de Viseu. Este upgrade permite aumentar a capacidade de vacinação diária de mil para 6 mil pessoas, dependendo dos recursos humanos e, essencialmente, do número de vacinas disponíveis.
O aumento de capacidade, apesar de não estar a ser utilizado na sua totalidade, contribuiu diretamente para que o registo de inoculações no concelho de Viseu já ultrapasse as 53 mil.
“O Município procurou, desde o primeiro minuto, delinear a melhor estratégia para combater a pandemia. Foi isso que fizemos, por exemplo, no Pavilhão do Fontelo, apesar de muitos nos terem dito, em 2020, para desmontar a estrutura. Fizemos o mesmo com o Pavilhão Multiusos, colocando-o ao dispor da comunidade e do ACES”, refere Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu. “Saber que, nos últimos dias, já ultrapassámos as 53 mil doses administradas da vacina contra a COVID-19 – num concelho com cerca de 100 mil habitantes – mostra que estamos no bom caminho”, salienta.
O CVC de Vises está instalado no Pavilhão Multiusos desde o dia 1 de fevereiro de 2021, por iniciativa da autarquia e em articulação direta e estreita com o ACES Dão Lafões. O local foi escolhido pela sua centralidade, condições criadas e facilidade de estacionamento e transporte. “Agimos sempre por antecipação, com base no planeamento praticável e em cenários expectáveis. A primeira versão/layout funcionou muito bem. Tínhamos oito cabines de vacinação e criámos as condições logísticas e estruturais para vacinar 1000 pessoas por dia (12h de funcionamento)”, explica Ermelinda Afonso, Vereadora responsável pela área da Saúde na autarquia viseense.
Quando no passado mês de abril foi anunciada a evolução da capacidade nacional de vacinação, e tendo em conta o reconhecimento da importância dos centros de vacinação em massa, o Município de Viseu antecipou-se mais uma vez. “Planeámos e projetámos um upgrade ao CVC de Viseu garantindo uma capacidade para vacinar 4.000 pessoas por dia (em 12h de funcionamento), podendo a mesma chegar às 6.000, dependendo da capacidade das equipas e, mais importante ainda, da disponibilidade de vacinas”, adianta Ermelinda Afonso, que espera que, em breve, a task force possa alocar mais recursos ao concelho de Viseu.