CentroTV

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra assinala Dia Internacional da Mulher

O Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia (DGORN) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) comemora hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

O DGORN dá nota de que neste dia 8 de março, que se comemora formalmente desde 1975, “gostaríamos de agradecer de forma muito particular às mulheres que dedicam a sua vida profissional à missão de ajudar a nascer. Neste dia, a homenagem abrangerá também as mulheres que nos escolhem para viver um dos dias mais importantes, se não mesmo o dia mais importante da sua vida – o nascimento de um filho.”

O DGORN deixa uma palavra especial para “as mulheres, as Mães dos grandes prematuros que assistimos e cuidamos merecem uma especial atenção, dado que ficam alojadas nas Maternidades a acompanhar os seus bebés semanas, por vezes, meses. Estamos muito empenhados em melhorar as suas condições de alojamento de forma a tornar a sua estadia o mais confortável e amena possível, dadas as circunstâncias. No tempo difícil que todos vivemos, há pessoas e lugares que apontam para o futuro e representam a vida que continua a nascer”.

“Em Coimbra, esses lugares são as maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto onde, em conjunto, vêm ao mundo mais bebés do em qualquer outra maternidade do País. Em Coimbra, essas pessoas são as mães e os/as profissionais de saúde que partilham esses momentos de esperança, de alegria e, também, por vezes de tristeza. Para isso, criámos uma sala de estar e de convívio para estas Mães na Maternidade Bissaya Barreto com a preciosa ajuda e generosidade, entre outros, da Liga dos Pequeninos e do Movimento Coimbra Cuida, Este é o primeiro passo para um futuro melhor que queremos para Coimbra”, conclui o DGORN.