CentroTV

CentroTV é finalista do prémio de jornalismo Fernando de Sousa

A CentroTV é finalista do prémio de jornalismo Fernando de Sousa, cujos vencedores serão anunciados pelo Comissário europeu Carlos Moedas na cerimónia que decorre no dia 19 de julho às 11h00, no NewsMuseum, em Sintra.

Este prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, homenageia o jornalista Fernando de Sousa, um dos grandes jornalistas portugueses perito em assuntos europeus, e reconhece trabalhos informativos de excelência sobre assuntos europeus.

Os finalistas da terceira edição do prémio de jornalismo são dez divididos pelas três categorias: 2 nomeados na categoria «Estudante», 2 na categoria «Jornalista – Media Regional» e 6 nomeados na categoria «Jornalista – Media Nacional».

O jornalista e diretor da CentroTV é o autor da reportagem “BLC3 – Quando o interior não dorme”, que é uma das duas finalistas na categoria “Jornalista – Media Regional”, com imagem de Sandro Garcia.

“É mais uma honra estarmos na final deste prémio de jornalismo, depois de na semana passada termos recebido a 1ª Menção Honrosa do prémio Jornalismo e Poder Local, na categoria de televisão, da Associação Nacional de Municípios Portugueses”, refere Paulo Leitão.

A reportagem “BLC3 – Quando o interior não dorme” 

“O Júri congratula-se pela qualidade das peças recebidas em todas as categorias e louvam a diversidade de temas e de formatos das candidaturas recebidas e a participação de jornalistas de âmbito regional e de estudantes de várias regiões do país. Na opinião do Júri, a seleção foi um exercício desafiante, mas os vencedores foram uma escolha clara e unânime. Os jurados foram unânimes ainda na recomendação de que o prémio continue, dado ser um excelente incentivo e reconhecimento do jornalismo português”, adiantam em comunicado a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A cerimónia de entrega dos prémios inclui uma conversa entre o Comissário europeu Carlos Moedas e a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, moderada por João Adelino Faria sobre a visão para a União Europeia para os próximos cinco anos e o papel da comunicação social perante os desafios atuais.

No evento participam ainda o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, os familiares de Fernando de Sousa, os membros do júri, os curadores do NewsMuseum, os candidatos da terceira edição, e os diretores dos órgãos de comunicação social ou professores responsáveis das peças finalistas.

Finalistas da terceira edição do Prémio Fernando de Sousa

Categoria «Estudante»:

“Comboio da Europa mexe Braga” – Online, Universidade do Minho, Braga

Autoria: Adriana Ribeiro e Ana Rita Pereira

 “Erasmus na Ponta da Língua” – Podcast, Universidade Lusófona do Porto

Autoria: Ana Patrício, Patrícia Dias e Ana Luísa do Vale

 Categoria «Regional»:

“Buinho: Messejana tem uma residência criativa onde existe o único fablab do Baixo Alentejo”, Diário do Alentejo

Autoria: Bruna Soares

“BLC3 – Quando o Interior não dorme”, Centro TV

Autoria: Paulo Leitão e Sandro Garcia

 Categoria «Nacional»:

“A cadeira vazia do Prémio Sakharov”, Revista VER

Autoria: Helena Oliveira Ribeiro

 “A Rede”, Revista Sábado

Autoria: Nuno Pinto

“Como é que a Europa descalça esta bota?”, Jornal de Negócios

Autoria: David Santiago

“Indesejados: um ano depois”, TVI

Autoria: André Carvalho Ramos, Romeu Carvalho e João Pedro Ferreira

 “Jornal 2 Especial Ano Europeu do Património”, RTP 2

Autoria: João Fernando Ramos

 “Polónia: a liberdade de expressão está a passar à clandestinidade?”, Jornal Público

Autoria: Teresa Abecasis