CentroTV

CentroTV vence 1º Prémio Televisão ANMP de Jornalismo e Poder Local

A reportagem “E Tudo o Fogo Levou” da autoria do jornalista e diretor da CentroTV, Paulo Leitão venceu o 1º Prémio na categoria de Televisão do Prémio Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) de Jornalismo e Poder Local.

O trabalho vencedor tem imagem de Sandro Garcia e Paulo Leitão e edição de imagem de Sandro Garcia.

“E Tudo o Fogo Levou” é uma reportagem sobre o fogo de 15 de outubro do ano passado na região Centro, com especial enfoque no concelho de Oliveira do Hospital, que foi o mais atingido, onde faleceram 12 pessoas e cerca de 98 por cento da área florestal e agrícola do município foi destruída. Uma grande reportagem de quase 25 minutos que retrata os momentos de pânico que se viveram durante o fogo no concelho oliveirense (o jornalista Paulo Leitão e o repórter de imagem, Sandro Garcia, foram os únicos profissionais a recolher imagens em Oliveira do Hospital durante o fogo, mesmo tendo as suas próprias habitações e de familiares em perigo), os dias de incerteza após os incêndios e como poderá ser o futuro nestas regiões atingidas.

O “Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local” tem como objetivo a distinção de um trabalho jornalístico (nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo) sobre o Poder Local, a gestão autárquica e as dinâmicas autárquicas que contribuem para o desenvolvimento local e regional e para o bem estar das populações.

A reportagem da TSF “E se fizéssemos alguma coisa pela juventude?”, de Rui Tukayana com sonoplastia de Joaquim Dias, venceu o primeiro lugar na categoria Rádio do “Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local”, atribuído pela Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram ainda atribuídas duas primeiras menções honrosas à reportagem “De Alfama para Cacilhas: ‘Qualquer dia fazemos lá os arraiais de Santo António'”, de Sara de Melo Rocha com sonoplastia de Miguel Silva e à reportagem “Linha de Água”, de Afonso de Sousa com sonoplastia de Joaquim Dias, assim como uma segunda menção honrosa ao trabalho “Há que tempos” de Celina Faria da Antena 1.

Já na categoria de Imprensa foi atribuída uma menção honrosa ao trabalho “Lojas não são histórias, mas são museus”, da jornalista do Público, João Pedro Pincha, não tendo sido atribuído o primeiro prémio.

A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar na próxima terça-feira, dia 12, na sede da ANMP em Coimbra.