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Cerca de 60 por cento dos cidadãos europeus desconhece quais os projetos financiados pela União Europeia

Com 60 por cento dos europeus desconhecendo os projetos financiados pela União Europeia (UE) em suas regiões, aumentar a conscientização sobre o compromisso da UE com as comunidades locais é uma prioridade essencial, quando se trata de relançar o projeto europeu.

Os Comités exigem financiamento estável, melhor coordenação de atores, mensagens e estratégias, além de mais atenção ao envolvimento dos cidadãos.

De acordo com uma pesquisa Eurobarometer, apresentada durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, apenas 40 por cento dos europeus estão cientes de projetos financiados pela UE nas suas regiões.

Embora esta percentagem suba para 60 por cento em nove países (com a Polônia atingindo 82%), é “claramente necessário aumentar a visibilidade dos fundos do Investimento Estrutural Europeu (ESI) e contribuir, desta forma, para reforçar a confiança dos cidadãos na o projeto europeu”, refere a UE. Por esse motivo, o Comité das Regiões Europeu decidiu emitir um parecer para melhorar a comunicação da política de coesão, liderado por Adrian Ovidiu Teban (RO-PPE), presidente do Município de Cugir.

“Embora a política de coesão seja a ferramenta de investimento mais poderosa da Europa, representando um terço do orçamento da UE, a comunicação sobre ela é má e as fontes de informação não são suficientemente diversificadas para atingir os cidadãos nas suas vidas cotidianas”, refere ainda a UE.

O regulamento 2021-2027, que será adotado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu nos próximos meses, deve, por conseguinte, introduzir um quadro financeiro específico para a comunicação na rubrica orçamental da assistência técnica e aumentar o número de requisitos obrigatórios de publicidade e informação para a coesão. projetos de políticas.

As novas regras devem também exigir uma cooperação eficaz entre as autoridades da UE, nacionais e locais.

As autoridades de gestão dos programas operacionais dos fundos ESI desempenham um papel fundamental na comunicação de metas, oportunidades de financiamento e resultados dos projetos apoiados, vinculando-os à agenda local específica e às partes interessadas.