CentroTV

“As cheias do Mondego” em debate no Museu da Água de Coimbra

O Museu da Água de Coimbra já anunciou o programa de atividades para o ano de 2017, de que se destaca um ciclo de 12 seminários sobre temas relacionados com as massas de água da bacia do Mondego (ribeiros, rios, reservatórios e estuário).

O primeiro encontro está já marcado para a próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro, às 18h00, no qual se irá refletir sobre o tema “As cheias do Mondego”.

Esta é uma iniciativa conjunta do Museu da Água de Coimbra e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE, que, ao longo do ano, vai trazer ao auditório do Museu da Água diversos oradores convidados.

Esta semana, será Alfeu Sá Marques, da Universidade de Coimbra e do MARE, quem irá falar sobre as cheias do Mondego.

Em agenda, para os próximos meses, estão temas tão diversos como “A hidrologia e a bacia do Mondego”, a 24 de fevereiro, com João Pedroso de Lima, do MARE; “A lampreia é um peixe?” e “A lampreia na gastronomia”, a 31 de março, com Bernardo Quintella, do MARE, e Fernando Lopes, da Confraria da Lampreia; “Como as plantações com eucaliptos podem afetar as comunidades de pequenos ribeiros”, por Manuel Graça, do MARE, e “A água em plantações florestais – boas práticas para uma gestão florestal sustentável”, com Pedro Serafim, da Altri Florestal, a 28 de abril; apenas para nomear alguns.