O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra está a utilizar, desde o passado dia 9 de outubro, o primeiro equipamento instalado num Serviço de Cardiologia em Portugal para a limpeza e desinfeção das sondas transesofágicas, uma nova metodologia automatizada e mecanizada, necessária para realização de um ecocardiograma transesofágico.
“Trata-se de um equipamento novo e diferenciador para a lavagem das sondas transeofágicas, com proteção eletrónica das sondas e impressão de certificado de limpeza e respetivo prazo de validade”, refere o Centro Hospitalar em nota. “No global, esta mecanização possibilita uma melhoria substancial da qualidade e segurança para o doente que realiza um ecocardiograma transesofágico”, acrescenta.
“A ecocardiogragia transesofágica é um meio complementar de diagnóstico em cardiologia, que utiliza uma sonda de ecografia colocada no esófago e no estômago para obter imagens de melhor qualidade do coração e, em particular, das válvulas cardíacas e dos fluxos de sangue através das válvulas”, explica. “Essas imagens são hoje em dia obtidas de forma rotineira numa perspetiva bi e tridimensional”, conclui.