CentroTV

CHUC fez resgate de quatro doentes com covid-19 por falta de capacidade de resposta nos hospitais de Lisboa

No passado dia 24 de Julho, elementos da equipa de ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deslocaram-se a Faro, numa missão de resgate de doente, no hospital local, para ser tratado com suporte de ECMO no CHUC.

“O doente resgatado, que padece de pneumonia grave pelo vírus SARS CoV2, necessitou do suporte de ECMO uma vez que todas as medidas previamente implementadas não foram suficientes. Não havendo capacidade de resposta nos centros hospitalares de Lisboa com disponibilidade de ECMO”, adianta o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Esta missão foi realizada em colaboração com o INEM e a Força Aérea Portuguesa e com o envolvimento de meios das três instituições.

A coordenação das operações ficou a cargo do INEM, que fez o transporte da equipa até Faro e o transporte da equipa e do doente desde a Base Aérea de Monte Real até ao CHUC.

A Força Aérea Portuguesa colaborou com o transporte aéreo do doente e da equipa de resgate desde o aeroporto de Faro até Monte Real.


Tratou-se de mais uma colaboração do CHUC neste campo, dado que ao longo da última semana já tinham sido resgatados dois doentes em Almada e um outro na Guarda.

Desde o início da pandemia já foram tratados no CHUC cerca de 40 doentes com recurso a ECMO.