O Laboratório de Hemostase (LH) do Serviço de Patologia Clínica (SPC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) passou a integrar uma Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina e irá começar a receber, ainda no presente mês, amostras provenientes de Espanha para serem analisadas no LH do SPC do CHUC.
“O Serviço de Patologia Clínica do CHUC reforça, através do Laboratório de Hemostase, a sua afirmação como um centro de excelência a nível nacional e internacional na área da coagulação” como nos refere o diretor do SPC, Fernando Rodrigues.
O responsável pelo Laboratório de Hemostase do SPC, João Mariano Pego, refere que “o Teste de Geração de Trombina permite avaliar riscos e fenómenos trombóticos, hemorrágicos, bem como avaliar o perfil inibidor de terapêutica anticoagulante. Apesar de uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morrer anualmente devido a condições causadas por trombose, este facto não é amplamente conhecido, sendo uma questão urgente de saúde pública.”
“O Laboratório de Hemostase tem tido um crescimento sustentado e é expectável que em 2021 realize mais de 450 mil análises de coagulação. Tem apostado fortemente na sua diferenciação, nomeadamente com a introdução de novos testes, realizando mais de 50 parâmetros diferentes de coagulação, alicerçando-se em metodologias de referência e acompanhando o que de melhor e mais inovador se faz nos Centros de Referência Internacionais desta área”, prossegue o responsável do LH, João Mariano Pego.
O Laboratório de Hemostase do SPC do CHUC integra três laboratórios: um nos Hospitais da Universidade de Coimbra, um no Hospital Geral (Covões) e outro no Hospital Pediátrico, com funcionamento durante 24 horas/dia e 365 dias por ano, prestando, desta forma, um serviço de proximidade aos utentes.