CentroTV

CHUC vai permitir chegada de mensagens de familiares e amigos aos utentes internados

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) lançou a iniciativa “Mensagem H2 – MSH2”, que tem como objetivo fazer chegar a cada doente internado mensagens de solidariedade enviadas pelos seus familiares e amigos.

Em nota de imprensa o CHUC adianta que a situação criada pela pandemia covid-19 veio “introduzir alterações profundas na realidade hospitalar”.

“Atualmente, um dos aspetos mais preocupantes no que diz respeito à humanização dos cuidados hospitalares é a situação de grande isolamento em que se encontram os doentes infetados, nomeadamente nas unidades de cuidados intensivos ou intermédios, obrigatoriamente afastados do contacto familiar durante várias semanas”, refere ainda o hospital.

Acrescentando que a situação idêntica também se “verifica com os doentes internados por outras patologias, uma vez que as atuais regras de gestão clínica obrigam a uma marcada limitação (ou mesmo proibição) das visitas”.

A iniciativa MSH2, que recebeu parecer favorável da Comissão de Ética do CHUC, funciona através de um sistema de mensagens em suporte digital, com acesso através da página institucional do centro hospitalar na Internet (https://www.chuc.min-saude.pt).