CentroTV

Ciclista Telmo Pinão obteve diploma no Jogos Paralímpicos

O ciclista Telmo Pinão, natural de Pereira, residente em Cantanhede e estudante da Universidade de Coimbra, garantiu o primeiro diploma para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020, ao classificar-se em 8.º lugar na prova dos 3.000 metros de perseguição individual C2, que decorreu no Velódromo de Izu, no Japão.

O corredor português que corre na categoria C2 (bicicleta), com um tempo de 4m03s, melhorou a sua marca pessoal em quatro segundos e estabeleceu novo recorde nacional.

O paratleta Telmo Pinão tem 41 anos e representa a Seleção Nacional na vertente de Paraciclismo desde 2009. É amputado do membro inferior esquerdo e corre na categoria de C2 (ciclistas que pedalam só com o auxílio de uma perna).

Participou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, onde representou Portugal, terminou em 6.º lugar a prova em linha e foi 12.º no contrarrelógio, ambas na classe de C2, garantindo-lhe assim a presença no projeto Tóquio 2021.

Oito vezes Campeão Nacional de Estrada em Paraciclismo e oito vezes Campeão Nacional de Contrarrelógio em Paraciclismo, e 35 representações internacionais em Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo de Paraciclismo.