No dia 22 de setembro, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e a Freguesia de Meruge recriam o Ciclo do Pão,celebrando ocultivo dos cereais e as tradições que lhe estão associadas, ligando-o à conclusão das colheitas e ao Equinócio de Outono (23 de setembro) e ao pagamento das rendas agrícolas que se cumpriam pelo S. Miguel (29 de setembro).
Este encontro com a tradição e a etnografia inicia-se, pelas 08h30, com a Caminhada “Milho Rei”, que este ano tem uma vertente solidária. Toda a receita reverte para a construção do lar da ADSC Vale Cobral, refere em nota a organização.
A iniciativa “requer inscrição antecipada e propõe um passeio singular pelas paisagens únicas que circundam os campos verdejantes das localidades de Meruge e Nogueirinha”.
No percurso, há uma paragem obrigatória, para os caminhantes cortarem o Milho no Prado e deliciarem-se com a tradicional “petica”. A organização disponibiliza os instrumentos de trabalho.
De volta a Meruge, realiza-se o almoço tradicional que recria o repasto dos dias de ceifa e malha: arroz de tomate, acompanhado com pataniscas de bacalhau e sardinha albardada ou em molho de escabeche.
No regresso à Lage Grande, pelas 16h00, decorre a descasca, no termo minhoto, desfolhada, à qual se segue a malha, a mangual. Concluída a faina, recolhido o cereal, é tempo de uma saborosa merenda tradicional, servida a todos os presentes pelas 18h00. A petinga (sardinha pequena) em molho de escabeche e os bolos de farinha triga com canela ocupam um lugar de destaque na mesa.
A Câmara de Oliveira do Hospital e a Associação dos Amigos de Meruge são parceiras nesta iniciativa.
“Pode obter mais informações e inscrever-se na caminhada e no almço através do email geral@meruge.com ou dos números 961 961 654 (chamada rede móvel nacional) e 238 601 430 (chamada rede fixa nacional)”, conclui.